Quem sou

Coaching Alessandra FerreiraSou Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de carreira para sucessão e preparação de novos Líderes.

Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM.

COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. MASTER COACHING DE CARREIRA – IMS Coaching de Carreira

Tenho carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, sou colunista no facebook Coaching in Foco, do qual sou cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento, transição de carreira e liderança, e atuo junto aos meus associados, ajudando profissionais a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento na carreira.

Alessandra R. A. Ferreira – CRP -06/67386

 

Um pouco sobre a minha história…

São Caetano do Sul é a minha casa, mas, em função da minha carreira profissional, foi possível sair de uma cidade pequena para experimentar o mundo. Tive, então, o privilégio de conhecer diferentes culturas e costumes, dentro e fora do país.  Por conta desses desafios, conheci muitas pessoas, diferentes estilos e vivi grandes experiências, que transformaram minha maneira de compreender o ser humano.

Comecei minha vida profissional muito jovem, aos 16 anos, quando fui atuar como estagiária em recursos humanos numa grande indústria multinacional. Lá, pude entender o papel fundamental do feedback, que pode direcionar ou devastar as perspectivas de uma nova geração. Confesso que, na época, tive muita sorte, por ter contado com gestores que me ajudaram a amadurecer e a ter foco na minha profissão. Ainda que tenha seguido outras estradas, essa experiência fez que eu valorasse alianças e parcerias ao longo da minha vida.

Na área de desenvolvimento de pessoas, iniciei minha carreira há mais de quinze anos e, como todo jovem profissional, com a ambição de construir uma carreira “na vertical”, sólida, mas rápida. Trilhei todos os caminhos necessários para isso: formação acadêmica, experiências, parcerias, atualizações e muita, mas muita manga arregaçada e suor no rosto. Pois é, essa parte não tinham me contado, mas pude constatar que sem muito esforço e dedicação não teria alcançado minha primeira experiência como líder. Antes de assumir esse papel, pude vivenciar, por meio de suporte aos líderes, o gerenciamento do desenvolvimento de pessoas e carreiras (executivos, high potential, trainees e novos líderes), conflitos de team e diferentes projetos de desenvolvimento de competências e coaching. Todas essas experiências fizeram-me alcançar a liderança na área de recursos humanos em uma grande multinacional, mas, para minha surpresa, não foram suficientes para diminuir as dificuldades inerentes à posição em que estava.

Pude sentir na pele os receios, angústias e ansiedades de quem migrou de uma posição que conhecia para outra, que se iniciava com grandes problemas. Pude, então, ver a vida como ela de fato era! Foram muitas as situações vivenciadas: falta de mentor, resistência da equipe, sentimento de solidão e de urgência para apresentar resultados, gerenciar conflitos da equipe, pressão por resultados, entre outros. Porém, nada comparado com a grande ansiedade de não dominar todas as competências para a atual função e muitas vezes me vi nos famosos cinco segundos – que todo novo líder tem para definir qual resposta dar a alguém – e o caminho podia me levar ao céu ou ao inferno.

Após desenvolver, de fato, minhas competências em liderança, minha “segunda carreira” começou. Passei a atuar como coach de pessoas que me procuravam por se identificarem com a minha história.

Hoje atuo como executiva de Recursos Humanos assessorando no desenvolvimento de líderes e equipes; e como Coach de Carreira promovendo o crescimento humano e a transformação de grandes profissionais, acreditando em valores como confiança, apoio, respeito e profissionalismo.