O despertar de si mesmo!

O despertar de si mesmoOs temas do desenvolvimento humano sempre estiveram presentes em minhas leituras de cabeceira de cama. Talvez, leitor, você que me acompanha, já deva ter percebido que dedico boa parte do meu tempo para compreender os caminhos da evolução do ser humano. E não há como conhecer o desenvolvimento humano sem falar de autoconhecimento.

Chama-se autoconhecimento o processo interminável de tomada de consciência do indivíduo; do que ele não vê de si próprio. Conhecer a si mesmo e suas emoções é descobrir suas qualidades, potenciais, valores, motivações, bem como os pontos de melhoria que devem ser desenvolvidos para atingir as próprias metas.

A busca pelo autoconhecimento nem sempre é uma estrada tranquila para caminhar, pois por meio dela passamos também a acessar nossos medos, inseguranças, crenças enraizadas e necessidades de mudanças comportamentais. É necessário assumir a responsabilidade pelos próprios sucessos e insucessos, com a postura de protagonista da própria vida.

Mas assumir essa postura dói, eu diria que é a dor do crescimento pessoal. Contudo, não protagonizar o autoconhecimento significa estar mais distante de alcançar objetivos pessoais e profissionais, por isso, a importância do despertar a si mesmo!

Mas como fazer isso? Tão simples e tão difícil. Veja, a seguir, algumas atitudes que podem ajudar no processo:

  1. Identificar quais são os pontos fortes e pontos a desenvolver – verificar o que você tem mais facilidade para fazer e as coisas para as quais sente mais dificuldade, ou, ainda, o que tende a procrastinar.
  2. Buscar feedback – perguntar para as pessoas próximas, de seus relacionamentos pessoais e profissionais, quais características elas percebem em você. Ser bom ouvinte!
  3. Ouvir a si mesmo – ouvir seu corpo, suas sensações, suas emoções e seus pensamentos.
  4. Mapear as atividades e funções (e mesmo hobbies) que existem atualmente em sua vida e analisar as razões pelas quais você gosta ou não gosta de cada uma delas. Logo, perceberá que os seus “sins” e “nãos”, para as coisas com as quais se identifica, se repetirão e tenderão a formar um padrão de comportamento associado.
  5. Responder a perguntas – quais são as coisas importantes em sua vida? Quais sentimentos elas lhe proporcionam? Ao identificar o que valoriza, perceberá que busca essas sensações em todas as decisões de sua vida.
  6. Identificar o que você faria de tudo para não sentir… – algum tipo de emoção, por exemplo, como frustração, fracasso, etc. Atenção a esse item, pois muitas pessoas passam a vida tentando evitar esses sentimentos e deixam de viver os próprios valores.
  7. Mapear as habilidades e competências necessárias para conseguir alcançar seus objetivos – observe quais são as características mais marcantes de pessoas de sucesso, que você admira, e, a partir do seu ponto de vista, identifique as competências que elas possuem. Fazer a leitura do outro poderá ajudá-lo a compreender melhor a si mesmo.
  8. Avaliar as diferentes situações e reações da própria vida – compreender o que deu certo e o que não deu em sua vida, quais são as reações e atitudes frente às diversas situações e as verdadeiras razões para isso.
  9. Ter determinação, foco, paciência e perseverança para se desenvolver – pois muitas variáveis externas e internas tentarão levá-lo para o caminho oposto.
  10. Reconhecer o que quer verdadeiramente – com base em tudo o que já identificou até o passo anterior. Uma forma de chegar a essa resposta é refletir: quais histórias quero contar para os meus netos no futuro?
  11. Treinar continuamente a leitura de si mesmo e dos outros.
  12. Investir em si – existem ferramentas com consistência científica, cujo objetivo é proporcionar informações precisas sobre vários aspectos de seu comportamento. (ex: MBTI). Os resultados dessas investigações são assertivos e podem economizar tempo na busca do autoconhecimento e no processo de desenvolvimento pessoal e profissional.

Para exercitar o autoconhecimento, no entanto, são necessárias disponibilidade e vontade pessoal. O processo pode ser solitário (com leituras sobre o tema, por exemplo), ou, ainda, contar com o apoio de profissionais com maestria nessa busca interior, como o psicoterapeuta ou o coach. O mais importante é determinar objetivos e metas e estar disposto a enfrentar tudo o que for necessário para conseguir alcançar seu intento.

Na era da comunicação e da informação, vivemos com facilidade o acesso ao conhecimento, mas ainda temos dificuldade em lidar com o despertar de nós mesmos. Porém, cada vez mais temos sido exigidos a alcançar resultados extraordinários na vida profissional, a ter sucesso na vida pessoal e a ser assertivos nos relacionamentos interpessoais. Por isso, torna-se cada vez mais essencial nos dedicarmos ao autoconhecimento. Dessa forma, teremos mais condições de reconhecer verdadeiramente o que queremos e de construir esse caminho. Agir assim é, acima de tudo, reconhecer que os responsáveis por nosso sucesso somos nós mesmos, a partir do momento em que protagonizarmos os nossos caminhos!

Pense nisso!


Alessandra Ferreira

É Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de novos Líderes.  Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM. COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. Carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, é colunista no site Coaching in Foco, do qual é cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento de carreira e liderança, e atua, por meio de sua empresa Alessandra Ferreira Coaching, ajudando novos líderes a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento profissional.

Site: www.coachalessandraferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *