Semeando oportunidades com networking

Semeando oportunidades com networkingAtualmente, criar rede de networking é tão necessário para as carreiras quanto regar as plantas é indispensável para o jardim. Apesar de a grande maioria das pessoas já ter ouvido falar do impacto positivo dessas redes na trajetória profissional, tenho encontrado muita resistência quando o assunto é networking.

Após atender excelentes profissionais, pude identificar que a principal razão de tantas pessoas ainda não fazerem uso dessa habilidade está relacionada com crenças negativas a respeito da questão. Muitas pessoas dizem: “As pessoas que fazem networking não trabalham”; “Ou eu trabalho ou faço networking”; “Minha carreira depende exclusivamente da minha entrega”; “Fazer networking é coisa para pessoas falsas”, etc. Não sei se você já ouviu ou já pensou algumas dessas frases, mas elas são, no meu ponto de vista, as principais causas do bloqueio das pessoas para não semear oportunidades com networking.

Por isso, busco provocar sempre as reflexões: todo mundo que faz networking é falso? O que pode gerar de ganhos para o seu negócio?  Se pode gerar ganhos, então podemos considerar que também é trabalho?

Entendermos que como tudo o que fazemos na vida tem aspectos positivos e negativos, que tal neutralizarmos os aspectos negativos e plantarmos o que pode nos proporcionar de positivo? Para isso, os relacionamentos assertivos serão aqueles que geramos sem um interesse inicial e que cultivamos ao longo do tempo por meio das contribuições que trazemos aos relacionamentos, para depois colhermos os frutos.

A fim de uma carreira de sucesso, obviamente precisamos nos preparar em competências, formação, resultados, mas também precisamos ter essa premissa de gerarmos relacionamentos que nos proporcionem trocar experiências, atualizações, informações, negócios e oportunidades de trabalho.

Portanto, o grande desafio é trabalhar e cuidar do desenvolvimento das nossas redes para termos sucesso profissional. Para isso, existe um longo caminho. Vamos conferir algumas dicas para percorrê-lo:

  • Aproveite cursos de formação e atualização para gerar mais contatos. Participe de fóruns de discussão e contribua para o grupo com a visão profissional que você já possui.
  • Mantenha sempre ativo os seus contatos (cursos, empresas, mercado). Marque café, almoço, bate-papo virtual, telefone, e-mail, etc.
  • Sempre deixe as portas abertas de onde está saindo. As empresas por onde passou podem servir de referência, atualizações, indicações, etc.
  • Esteja nas redes sociais de forma séria, comprometida e participativa. Partilhe informações e conhecimentos, isso o tornará mais conhecido e gerará autoridade em relação aos temas que você se propõe a discutir.

Em resumo, os profissionais alcançam sucesso por meio de muito trabalho, competência e relacionamento. Esse é um verdadeiro tripé de sucesso! Os profissionais que almejam se desenvolver precisam assumir essa prática no seu dia a dia. Como a competência que não se gera de um dia para o outro, com os relacionamentos também ocorre da mesma forma. É preciso semear relacionamentos para obter oportunidades de aprendizado, na vida pessoal e profissional.

Crie oportunidades para colher esses bons frutos. Entre em ação!


Alessandra Ferreira

É Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de novos Líderes.  Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM. COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. Carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, é colunista no site Coaching in Foco, do qual é cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento de carreira e liderança, e atua, por meio de sua empresa Alessandra Ferreira Coaching, ajudando novos líderes a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento profissional.

Site: www.coachalessandraferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *