Para uma carreira de sucesso: foco em competências.

Estamos vivendo em uma era com inúmeras inovações que impactam diretamente na vida profissional. Esse contexto conduz o foco para o desenvolvimento de competências como acesso a novas oportunidades e como garantia de uma carreira de sucesso.

Primeiramente, precisamos alinhar o entendimento do conceito de competências que ainda gera dúvidas na maioria das pessoas. Definiu-se como competência um conjunto de conhecimentos, atitudes e comportamentos, que permite desempenhar as funções dentro da empresa. Mas isso somente virará competência se colocado em ação, caso contrário permanecerá conhecimento.

Uma vez que as perspectivas de carreira nas empresas são viabilizadas pela geração de competências, os profissionais mais preparados em capacidades técnicas e comportamentais alcançarão melhores oportunidades. Assim, é imprescindível ficar atento para os objetivos que se quer alcançar, quais as competências necessárias para isso e como desenvolvê-las.

Portanto, o grande desafio é transformar o desenvolvimento das competências em sucesso na carreira. Para isso, existe um longo caminho. Vamos conferir alguns passos importantes para percorrê-lo:

Traçar o objetivo profissional: nesse aspecto, devem ser considerados os valores, as expectativas futuras, as motivações e o que se está disposto a abrir mão para alcançar o objetivo. Um bom parâmetro para isso é observar a carreira de pessoas ao redor, conhecer as estruturas organizacionais e, principalmente, entender porque alcançar aquela posição é importante para si mesmo. Isso ajudará a manter o foco sempre que obstáculos aparecerem no caminho.

Entender o que a função requer: considerar sempre o desenvolvimento em dois grandes grupos – competências técnicas, como, por exemplo, formação acadêmica, idiomas, cursos, leituras, experiências, visão de mercado, conhecimento do business, etc, e competências comportamentais, como comunicação, relacionamento interpessoal, empatia, entusiasmo, iniciativa, etc. Para isso, é útil observar as pessoas que obtiveram sucesso no mesmo trajeto, pesquisar e conversar com pessoas mais experientes, como, por exemplo, profissionais da área de recursos humanos e lideranças.

Planejar prioridades: nesse caso, as prioridades podem ser definidas de acordo com o tempo necessário para consolidar as competências definidas para o atingimento do objetivo. São muitos os critérios que podem ser usados , cada um tem o seu. Vamos analisar alguns deles:

  1. Desenvolvimento constante – ações que requerem menos formalidade, porém, constância, que ajudam o profissional a se manter atualizado e a conquistar maior argumentação em situações de trabalho. Isso pode ser alcançado por meio de leituras, pesquisas, conversas sobre o mercado e cliente, grupos de discussão, etc.
  2. Desenvolvimento de curto prazo – ações que podem ser executadas rapidamente e que são necessárias para exercer a função a ser conquistada. Para esse caso, podem ser utilizados cursos de curta duração, treinamentos on the job, ou ainda pequenos estágios fora do horário de trabalho.
  3. Desenvolvimento de longo prazo – ações que devem ser iniciadas de imediato, pois levará mais tempo para alcançar o conhecimento e transformá-lo em competência. São conhecimentos adquiridos por meio de MBA, mestrado, idioma e, também, experiência profissional. Nesse critério, é fundamental estabelecer o tempo de que se necessita para obter aquela competência, como, por exemplo, querer falar um idioma fluente em dois anos. Para isso, serão imprescindíveis ações que acelerem o aprendizado – curso intensivo e experiência internacional.

Transformar conhecimento em competência – nesse ponto, é imprescindível usar as diferentes situações cotidianas para colocar os conhecimentos em ação, como, por exemplo: participar de atividades multifuncionais, fazer apresentações em conferências e desenvolver projetos sociais. Com isso, não é necessário esperar ter a primeira experiência formal para adquirir uma competência. Tendo como exemplo a liderança, é possível desenvolvê-la em um trabalho voluntariado.

Atentar-se aos resultados atuais: não adianta planejar o futuro e esquecer de cuidar do trabalho atual. Nessa etapa, deve-se estar atento aos resultados entregues, à qualidade e ao prazo dos projetos. Outro ponto importante são os feedbacks, pois auxiliarão o profissional a rever caminhos e a se manter no foco.

Criar redes de relacionamento: são fundamentais para conquistar parcerias nos desafios, no desenvolvimento das competências e na identificação de novas oportunidades de trabalho. Isso é possível quando o profissional estabelece vínculos de confiança com pares, superiores e subordinados, mostrando-se proativo para ajudar outras pessoas, compartilhando experiências e empenhando-se para trazer resultados para a equipe.

Em resumo, as organizações modernas definem suas estruturas organizacionais e sua sucessão de líderes levando em consideração as pessoas mais preparadas nos aspectos técnicos e comportamentais. Para ter sucesso e crescimento no trabalho, o profissional tem de assumir o desenvolvimento das próprias competências, planejá-lo e colocá-lo em prática. Dessa forma, atingirá resultados tanto para as empresas quanto para a carreira.

Crie oportunidades de vivenciar e consolidar suas competências. Entre em ação!


Alessandra Ferreira

É Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de novos Líderes.  Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM. COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. Carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, é colunista no site Coaching in Foco, do qual é cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento de carreira e liderança, e atua, por meio de sua empresa Alessandra Ferreira Coaching, ajudando novos líderes a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento profissional.

Site: www.coachalessandraferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *