O que preciso mudar?

O que preciso mudarA vida está em constante mudança e, para acompanhar esse movimento, precisamos avaliar nossos comportamentos frente às novas demandas. Tenho visto muitas pessoas com inquietações em suas carreiras por sentirem que estão estagnadas, atribuindo isso às organizações ou ao momento de crise do país. Sem desconsiderarmos a realidade atual, gosto de provocá-los para que reflitam sobre o que é necessário alterar no próprio comportamento para ter sucesso na carreira. Nem sempre a resposta é fácil, porém, é imprescindível identificá-la para modificar hábitos que podem ser nocivos ao crescimento profissional.

De acordo com diferentes pesquisas feitas junto às organizações, entre as razões que mais prejudicam o crescimento na carreira e provocam a demissão de muitos profissionais estão as atitudes e condutas equivocadas dentro do ambiente de trabalho. E, ainda que muitos as reconheçam, o mais difícil é transformá-las.

Primeiramente, para alcançar esse desafio, é preciso visualizar o objetivo que queremos alcançar. É necessário, então, estabelecer uma meta.

Posteriormente, devemos compreender que ninguém ao nosso redor é capaz de mudar comportamentos, caso essa decisão não seja exclusivamente nossa. Então, deve haver uma decisão pela mudança.

Na sequência, é importante entender que a pessoa tem ganhos com aquele comportamento, pois somente mantemos atitudes e crenças que nos geram vantagens, ainda que secundárias. É o caso, por exemplo, de permanecermos com um posicionamento que temos há anos ou de fazermos questão de dar a última palavra, ou ainda de não lidarmos com situações nas quais não nos sentimos confortáveis e de não mostrarmos nossas fragilidades, etc. É preciso, assim,  identificar, com a mudança, ganhos maiores que os gerados na permanência das atitudes anteriores!

Outra dica que sempre gosto de compartilhar é “fatiar” o desafio em pequenas partes. Por exemplo, se a dificuldade é alterar a forma como me relaciono com as pessoas, é importante criar submetas: ouvir mais as pessoas, observar como me comunicar com cada um, reconhecer as diferenças entre as pessoas, etc. O importante é aplicar e valorizar cada pequena mudança de atitude conquistada no dia a dia!

Como mudar exige experimentar todos os dias, é imprescindível ter foco e persistência no alcance de seu objetivo para a mudança de hábito.

Ainda que reconheçam as necessidades pelas mudanças muitas pessoas bloqueiam as possibilidades disso ocorrer, impactando diretamente no desenvolvimento da própria carreira. Saber o que é preciso mudar é importante, mas é imprescindível agir para alcançar os objetivos que sempre buscou.

Que tal colocar essas dicas em prática e, apesar de a mudança gerar desconforto inicial, aproveitar os resultados positivos que elas podem oferecer?


Alessandra Ferreira

É Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de novos Líderes.  Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM. COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. Carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, é colunista no site Coaching in Foco, do qual é cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento de carreira e liderança, e atua, por meio de sua empresa Alessandra Ferreira Coaching, ajudando novos líderes a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento profissional.

Site: www.coachalessandraferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *