Recomeçar é possível?

Recomeçar é possívelÉ possível recomeçar uma vida profissional? Essa é a pergunta que mais tenho ouvido nos últimos meses. Pessoas que deixaram suas carreiras para investir na vida pessoal; outras que perderam seus empregos ou, ainda, aquelas que investiram anos no trabalho, acreditando estar na carreira certa, e hoje se percebem insatisfeitas com a própria atuação. Não importa a razão dessa inquietação, o mais significativo é que todas revelam o mesmo sentimento de incerteza, insegurança e medo do recomeço.

Cerca de dois meses atrás, recebi uma mensagem de uma profissional com exatamente essa dúvida: “Tenho 50 anos e sou infeliz com o que trabalho, é possível recomeçar nessa idade?”. Como gosto de fazer, parei para responder a pergunta e, como não poderia ser diferente, resolvi fazer uma provocação: “O que impede alguém de recomeçar aos 50 anos?”.

Desde então, venho questionando as pessoas sobre isso. Começar ou recomeçar uma carreira nem sempre é tarefa simples, mesmo em contextos diferentes, mas o que faz algumas pessoas conseguirem e outras não? A resposta a essa questão tem a ver mais com as crenças de cada um em relação ao momento que estão vivendo e, claro, o quanto é possível se dedicar para que isso aconteça.

Recomeçar uma vida profissional, em qualquer idade, é possível desde que a pessoa se proponha a se diferenciar naquilo que fará, por meio do seu preparo, foco e atitude. Isso ocorrerá quando conseguir identificar o que realmente gosta de fazer e que esteja atrelado a sua missão de vida e a seus valores.

Esses pontos, com um excelente planejamento de vida, são uma fórmula que não tem como dar errado. Eu já vi várias pessoas fazerem isso na vida – meu pai, por exemplo, grandes empreendedores mundiais e amigos. O que vale é a nossa dedicação para que nasça um novo projeto de vida!

E, para um bom planejamento funcionar, é necessário identificar o que será feito e quem serão os possíveis interlocutores na rede de relacionamentos; buscar inspiração em pessoas de referência na área; ser protagonista da sua própria capacitação; preparar-se financeiramente para essa mudança; acreditar no projeto definido  e agir.

Quando nos planejamos para fazer o que queremos, é possível recomeçar uma carreira profissional, mas essa estrada precisa ser percorrida com automotivação, foco e persistência.

Protagonize a sua vida e boa sorte!

Leave A Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *