Resiliência: atitude com elegância.

Sob a ótica da física, resiliência significa a capacidade que um determinado material possui de, após ser submetido a extremo stress, voltar ao estado original sem sofrer ruptura. A relevância do conceito levou-o a atravessar as barreiras da física, tornando-o uma referência de firmeza também em outras áreas, como administração de empresas. Na vida profissional, resiliência é a capacidade que a  pessoa tem de manter sua essência emocional, resistir aos problemas e ao ambiente estressante, apesar das situações adversas a que é submetida, ou seja, é a atitude de quem caminha com elegância sobre os altos e baixos inerentes ao viver.

E quem nunca passou por situações adversas em sua vida profissional? No caso dos líderes que vivem sob alta demanda por resultados e competitividade, fica claro que ter resiliência é uma necessidade para permanecer no meio corporativo. Se, por um lado, o conceito é compreendido, por que, por outro, ainda vemos na prática tantos líderes falhando nesse desafio? O que está faltando?

A resiliência é uma competência influenciada diretamente pelo estilo de vida e pela atitude do líder. Assim, quanto mais consciência tiver de seus próprios comportamentos, colocar o enfoque no presente e buscar soluções, mais desenvolverá essa habilidade. Vale lembrar que resiliência não é só uma atitude para enfrentar grandes problemas, é também, e principalmente, uma habilidade rotineira, que pode ser muito útil no enfrentamento dos desgastes cotidianos, tanto profissionais quanto pessoais.

Para alguns líderes, no entanto, ser resiliente parece uma missão muito difícil em meio à pressão do dia a dia.  Por isso, é importante implementar pequenas mudanças no comportamento, visando alcançar esse objetivo.  Algumas atitudes, como administrar as próprias emoções, controlar os impulsos, manter o otimismo, analisar constantemente o ambiente, ter empatia e cultivar parcerias, são fundamentais para desenvolver mais resiliência no ambiente corporativo. E algumas estratégias, como as relacionadas a seguir, podem se revelar apoio essencial para uma carreira de sucesso:

  1. Estabelecer a meta de carreira;
  2. Manter o foco na meta, ainda que as mudanças sejam constantes;
  3. Observar os obstáculos por diferentes perspectivas;
  4. Enxergar as situações como oportunidades de aprendizado;
  5. Defender seu ponto de vista, mas respeitando o dos outros;
  6. Reconhecer seus limites e sair da situação quando necessário (vá lavar o rosto, tomar um café, dar uma volta na sua área, etc.);
  7. Focar na solução e não no problema;
  8. Trabalhar a autoestima (valorize seus pontos positivos, relembre suas realizações, separe quem você é do que está acontecendo, etc.);
  9. Buscar redes internas de apoio, vinculando-se a outras pessoas;
  10. Protagonizar sua vida profissional (esteja no comando);
  11. Exercitar a perseverança e a disciplina.

Seja no ambiente profissional ou pessoal, a resiliência é fundamental para que a pessoa se torne autora e protagonista de sua própria história. Atitudes otimistas, firmes, e autoestima sempre bem gerenciada cooperam para aumentar a motivação, a determinação e a produtividade, além de facilitar o encontro da tão falada realização profissional. O resultado é incrível quando aplicado em organizações e é por isso que as empresas cada vez mais esperam encontrar profissionais com histórias de superação e resiliência.

Que tal pôr em prática tudo isso?


Alessandra Ferreira

É Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de novos Líderes.  Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM. COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. Carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, é colunista no site Coaching in Foco, do qual é cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento de carreira e liderança, e atua, por meio de sua empresa Alessandra Ferreira Coaching, ajudando novos líderes a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento profissional.

Site: www.coachalessandraferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *