O impacto do coaching na carreira

O processo de coaching vem sendo utilizado como ferramenta poderosa no desenvolvimento das pessoas, pois estimula o autoconhecimento e a necessidade de assumir o protagonismo   da própria vida. No que se refere à carreira, impacta diretamente na escolha dos caminhos a percorrer para o alcance das metas profissionais.

A busca pelo coaching profissional pode ser individual ou organizacional, assim como podem ser muito variadas as motivações.  Contudo, a insatisfação profissional é uma das principais causas para essa demanda. Outras razões seriam a melhora da performance, o preparo de sucessores para cargos de liderança, o aperfeiçoamento para a atual ou uma nova função e team building.

Em minha experiência como coach, independentemente de quais sejam as motivações, o processo tem se revelado muito eficaz quando aplicado para desenvolver competências comportamentais, desenhar plano de carreira, auxiliar na transição de profissão, aumentar o autoconhecimento, desenvolver liderança, melhorar desempenho e alinhar as equipes para um propósito comum.

Algumas etapas, no entanto, precisam ser percorridas para que o processo seja concluído com o resultado esperado. Inicia-se, em geral, com o autoconhecimento, e, posteriormente, complementa-se com a tomada de decisão, o planejamento e a implementação.

O autoconhecimento tem como objetivo trazer para a consciência o comportamento do coachee no momento de tomada de decisão, sua forma de se relacionar e de ir para a ação.  Também ajuda a identificar as razões que o paralisam ao longo de sua vida profissional. A ideia é trazer “luz” para o quê, muitas vezes, acontece no “escuro” do nosso inconsciente. É, portanto, uma oportunidade de perceber sentido nas coisas e nos fenômenos, ajudando-nos a desapegar de bloqueios, paradigmas e verdades que criamos diante das experiências de vida.

Ainda nessa etapa, criamos estratégias de como potencializar nossos talentos e desenvolver nossas fragilidades. Nessa fase, são abordados igualmente: talentos, habilidades, competências, valores, motivações, estilo profissional, processo mental, forças, fraquezas, missão e os “quero e não quero” na carreira profissional.

Na fase seguinte, prioriza-se proporcionar ao coachee a oportunidade de refletir sobre o que é preciso resolver – meta, carreira, competência, profissão, etc. –, com base em tudo o que foi trabalhado no autoconhecimento. Somente a partir desse momento, a pessoa tomará a decisão sobre o que será planejado na fase seguinte.

O planejamento serve justamente para estruturar os passos necessários para alcançar a meta estabelecida na etapa anterior. Essa fase inclui sessões que definem o “como” fazer, prioridades, gestão do tempo e estratégias.

O processo de coaching tem planos de ação desde o início, porém, é nesse ciclo que se implementam as etapas anteriormente planejadas. Aqui podemos encontrar pesquisas, networking, formação acadêmica, cursos, além de estimular a vivência de situações que permitam desenvolver competências comportamentais.

É um processo com início, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach e o coachee. Acontece por meio de escuta ativa, reflexões, ferramentas, feedbacks e conversas construtivas, para que a pessoa desempenhe o processo transformacional, em direção a suas metas profissionais.

Para a pessoa que passa pelo coaching, esse processo amplia seu autoconhecimento, fortalece sua autoestima, melhora seu relacionamento interpessoal, aperfeiçoa o estilo de liderança, proporciona foco na meta profissional e estimula a formulação de estratégias e ação para melhoria da performance, impactando diretamente no sucesso de sua carreira profissional.

O coaching de carreira proporciona tomar decisões conscientes na vida profissional. E, se são em momentos de decisão que nossos destinos são traçados, ter as escolhas adequadas nos coloca numa posição de vantagem na corrida por oportunidades e crescimento na carreira.


Alessandra Ferreira

É Coach, Consultora e Palestrante, especialista em desenvolvimento de novos Líderes.  Psicóloga formada pela Universidade Metodista de Ensino Superior de São Paulo. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos, Contexto Empresarial e Gestão Estratégica de RH na Fundação Getúlio Vargas e em Gestão de Negócios no INSPER (IBMEC/SP). Especializada em Desenvolvimento da Liderança na Fundação Dom Cabral e em Gestão por Competências na ESPM. COACH certificada em Coaching Executivo, Career e Life Coaching pelo Integrated Coaching Institute (ICI), com programas reconhecidos e aprovados pela International Coach Federation, e em Coaching Training pela Università Commerciale Luigi Bocconi – Itália. Carreira como executiva de Recursos Humanos em Multinacional; atualmente, é colunista no site Coaching in Foco, do qual é cofundadora, apresentando temas relacionados a desenvolvimento de carreira e liderança, e atua, por meio de sua empresa Alessandra Ferreira Coaching, ajudando novos líderes a acelerarem o desenvolvimento das suas competências para conquistarem resultados e crescimento profissional.

Site: www.coachalessandraferreira.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *